
ABCCSA - Associação Beneficente Criança Cidadã de Santo André
Entenda como funciona e como surgiu a associação
O Projeto “Criança Cidadão do Futuro” foi idealizado em 1996 pelo Comando da 2ª Região Militar, para ser implantado nas cidades onde havia Unidades de Tiros-de-Guerra. O objetivo era aproveitar as instalações que ficavam ociosas grande parte do dia, com atividades destinadas principalmente às crianças privadas das condições essenciais de subsistência.
O Projeto seria, também, um dos canais para aproximar os comandantes, instrutores e atiradores das lideranças e munícipes locais. O êxito do Projeto dependia, entretanto, do comprometimento e engajamento efetivo, quer dos representantes do Exército, quer da sociedade.
Para tanto, o Comando da 2ª Região Militar divulgou instruções específicas para os Tiros-de-Guerra, as quais contribuíram efetivamente para a implantação do projeto. Assim, em 25 de agosto de 1996 nasce o “Projeto Criança Cidadão do Futuro de Santo André”, sob tutela militar. Em 1º de outubro de 1998, membros da comunidade andreense assumem a administração do Projeto, que com a aprovação dos seus estatutos adquire personalidade jurídica de direito privado e com a denominação inicial de Associação Beneficente Criança Cidadão do Futuro de Santo André.
Podemos dizer que nesta data terminou a tutela militar e teve início uma exemplar parceria de trabalho social entre o Exército Brasileiro e a comunidade andreense. Finalmente, em 01 de agosto de 2000 a razão social é finalmente alterada para “Associação Beneficente Criança Cidadã de Santo André”, entidade de caráter sócio-educativo, sem fins lucrativos, apartidária, sem distinções religiosas ou raciais, com sede social na Rua Silveiras, 508 - Vila Guiomar (área contígua do Tiro-de-Guerra de Santo André).
Desde sua fundação, merece destaque a importância que o trabalho social voluntário representou para a sobrevivência da entidade.
Nossos Pilares

Missão
Oferecer serviço socioassistencial em espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos às crianças de 06 a 12 anos, na prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, promovendo suas potencialidades e protagonismo, para o exercício da cidadania.Visão
Ser referência de trabalho como Entidade Social, competente e de resultados, promovendo qualidade de vida e autonomia para as crianças.
Valores
• Ética;
• Transparência;
• Solidariedade;
• Integridade;
• Respeito;
• Fraternidade.
Registros e certificados

FEDERAL: Utilidade Pública Federal Processo MJ nº 08071.005388/2007-98 D.O.U. 08/22/2007
MUNICIPAL: Utilidade Pública Municipal conforme lei n° 8.387 de 15/07/2002
CONSELHOS: Conselho Municipal de Assistência Social de Santo André n° 070-02 Conselho Minicipal da Criança e Adolescente nº 051/00-06)Entidade Filiada a FEASA ( Federação das Entidades Assistenciais de Santo André) CEBAS – Concessão da Certificação de entidade Beneficente de Assistência Social sob nº 71000.053.540/2013-67
AJUDE-NOS A MANTER NOSSO PROJETO
Sua doação é muito importante para nós! Veja como ajudar!
NOSSA LINHA DO TEMPO

1996IDEALIZAÇÃO DO PROJETO
Em 25 de Agosto de 1996 nascia o projeto "Criança Cidadão do Futuro de Santo André"1998ADMINISTRAÇÃO
Membros da comunidade andreense assumem a administração do projeto2000RENOMEAÇÃO DO PROJETO
A razão social é alterada para "Associação Beneficente Criança Cidadã de Santo André"2004QUADRO DE FUNCIONÁRIOS
A Associação constitui um quadro efetivo de colaboradores para o projeto2004BOI NO ROLETE
Com objetivo de arrecadar fundos para a Associação, é realizado o 1° Boi no Rolete.2012GESTÃO PELO ROTARY
O Rotary Club Santo André Norte assumi a gestão do projeto através do presidente Sr. Paulo Torao Kano2015SUBVENÇÃO DA PMSA
Através do vereador Ailton Lima (PMSA) a Associação para a receber subsídios da Prefeitura de Santo André.2016CONVÊNIO PMSA
É firmado o Convênio municipal entre a Prefeitura e a Associação.2019CONVÊNIO MESA BRASIL SESC
Firmado o convênio entre a Associação e o Mesa Brasil Sesc, que é a ponte entre empresas produtoras de alimentos, produtores rurais, supermercados e padarias, que doam alimentos para a Associação.